29 de nov. de 2024
1
min. Reading Time

"Você não consegue falar nem inglês, quem dirá aprender outras línguas"

"Você não consegue falar nem inglês, quem dirá aprender outras línguas"

"Você não consegue falar nem inglês, quem dirá aprender outras línguas"

Lilissimaa

Shinui

Como eu falei nos stories, minha infância e adolescência foram bem difíceis. Quando eu era mais nova, ouvi palavras de alguns professores que, na época, feriam demais meu coração:

'Você não consegue falar nem inglês, quem dirá aprender outras línguas.'

'Achei que, na sua idade, você já soubesse ler.'

'Claramente, você não nasceu para isso.'

Talvez eu realmente não me achasse capaz de muitas coisas, mas não entendia como os professores, que deviam me inspirar e me proteger, podiam querer me ferir com essas palavras.

Por muitos anos, deixei esses comentários virarem quem eu achava que era. E gostaria de poder dizer que, apesar de tudo, e mesmo sem confiar em mim mesma, tive coragem de seguir em frente, mas falar isso talvez seria contar a história de outra pessoa e não a minha.

E mesmo sem acreditar, e mesmo sem tentar, acredito que a vida foi me levando pelo caminho que eu devia seguir, fazendo com que eu aprendesse a minha primeira língua e, depois de alguns anos, andando na linha que dividia confiar em mim e acreditar que não tinha nascido com algum propósito, eu finalmente levantei do chão e criei coragem para começar a tentar conquistar aquelas pequenas metas que pareciam gigantescas desde o meu ponto de partida. E hoje falo não apenas inglês, mas outras oito línguas. Cada uma delas com uma história e uma conquista, um símbolo da minha determinação em não deixar que o passado dite meu futuro.

Confesso que permiti que as palavras cruéis daqueles professores me dominassem. Mas espero que minha história possa te inspirar para você não fazer o mesmo.

Hoje, desde aqui em cima, desde o lugar que vocês queriam estar em relação às línguas, vejo que o caminho era muito mais fácil do que eu pensava quando estava lá embaixo. E desde aqui consigo ver todas as portas que têm se aberto para mim com cada língua que falo, e como, graças a isso, hoje vejo o mundo de um jeito completamente diferente.

Agora, estou aqui para compartilhar com vocês o meu bem mais precioso, o que me fez sentir confiante, capaz, o método que eu mesma desenvolvi, o método que me permitiu não apenas aprender, mas dominar nove línguas. Um método prático, eficiente, sem enrolação. Que fez aquela garotinha insegura e de poucos amigos se sentir corajosa e capaz de ver o mundo com olhos completamente diferentes.

Não é uma questão de ser super talentosa; é uma questão de comprometimento, de decidir que você não vai mais permitir que o medo o impeça de alcançar seus sonhos. Assim como fizeram os meus alunos, que aprenderam o espanhol do zero até a fluência em apenas 3 ou 4 meses apenas com um bom método e um empurrãozinho meu para não desistirem :)